* Matéria atualizada em 14 de junho de 2022.
O blog "Guarará - História em Fotos" traz mais uma
importante página de nossa história: a ESTRADA DE FERRO GUARARENSE e a
FERROCARRIL GUARARENSE.
Gravura timbrada no envelope de correspondências da Estrada de Ferro Guararense.
Bonde de tração animal da Ferrocarril Guararense pronto para a partida da Praça do Divino Espírito Santo, em Guarará com destino à Villa de Bicas.
Outro belo registro do bonde de tração animal da Ferrocarril Guararense partindo da Praça do Divino Espírito Santo, em Guarará com destino à Villa de Bicas.
Bonde de tração animal da Ferrocarril Guararense pronto para a partida da Villa de Bicas com destino a Guarará, vendo-se a Estação Ferroviária de Bicas ao fundo.
A Estrada de Ferro Guararense.
Originalmente denominada Estrada de Ferro Guararense, este pequeno ramal
ferroviário foi inaugurado em 23 de julho de 1896 circulando com três viagens
diárias regulares entre a Intendência Municipal da Villa de Guarará e seu
distrito Villa de Bicas.
Com sede na Villa de Guarará, esta ferrovia tinha como objetivo
principal ligar o Distrito Sede à Estação Ferroviária da Estrada de Ferro
Leopoldina na Villa de Bicas.
Os trens da E. F. Guararense trafegavam sobre uma bitola de 0,60m e
saíam da Praça do Divino Espírito Santo, no centro, percorrendo 4 km até a
Villa de Bicas, onde estacionavam próximo à estação da Leopoldina, em frente a
um bar, local onde hoje está situado a Prefeitura de Bicas.
O principal motivo da construção desta ferrovia era escoar a produção
agrícola de Guarará, especialmente o café, principal iguaria produzida na
cidade, como também em toda a Zona da Mata Mineira.
Infelizmente, logo no início de seu funcionamento, apresentaram-se
falhas de ordem técnica na ferrovia tendo seu plano de construção e
concretização notoriamente mal concebido, especialmente na aquisição dos
equipamentos, como locomotiva extremamente pequena para tracionar com vagões de
grande porte se comparados a ela, somado aos problemas orçamentários existentes
antes mesmo de entrar em operação, levando a E. F. Guararense a operar por não
mais que dez meses.
Acima, recorte do
Jornal “O Guarará”, de 19 de julho de 1896 (Biblioteca Nacional).
A Ferrocarril Guararense.
Buscando não deixar se perder todo o investimento para a construção da
ferrovia, em janeiro de 1899 começou a funcionar a Ferrocarril Guararense,
utilizando a mesma malha ferroviária da antiga E. F. Guararense, agora com
vagonetes adaptados para tração animal transportando passageiros e pequenas
cargas. Este modelo de transporte funcionou até 1923, encerrando
definitivamente o transporte sobre trilhos entre as localidades, tendo os trilhos
retirados no ano seguinte e o antigo leito transformado em estrada de rodagem.
Modelo de Bonde de tração animal da Ferrocarril Guararense, que
substituiu o trem da Estrada de Ferro Guararense.
Acima e abaixo, páginas do Almanaque do Município de Guarará, de
1889, relatam os problemas enfrentados pela estrada de Ferro Guararense que acabaram
levando à desativação da mesma.
Projeto
de Lei autorizando a venda da Estrada de Ferro Guararense.
Villa
de Bicas, Rua Coronel Souza – ano 1920, vendo-se os trilhos da antiga Estrada
de Ferro Guararense, depois, Ferrocarril Guararense.
Bonde
de tração animal da Ferrocarril Guararense em direção a Guarará, provavelmente
no Bairro Areal.
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