segunda-feira, 26 de junho de 2017

A História da ESTRADA DE FERRO GUARARENSE e da FERROCARRIL GUARARENSE.

* Matéria atualizada em 14 de junho de 2022.


O blog "Guarará - História em Fotos" traz mais uma importante página de nossa história: a ESTRADA DE FERRO GUARARENSE e a FERROCARRIL GUARARENSE.


 Gravura timbrada no envelope de correspondências da Estrada de Ferro Guararense.


Bonde de tração animal da Ferrocarril Guararense pronto para a partida da Praça do Divino Espírito Santo, em Guarará com destino à Villa de Bicas.


Outro belo registro do bonde de tração animal da Ferrocarril Guararense partindo da Praça do Divino Espírito Santo, em Guarará com destino à Villa de Bicas.


Bonde de tração animal da Ferrocarril Guararense pronto para a partida da Villa de Bicas com destino a Guarará, vendo-se a Estação Ferroviária de Bicas ao fundo.



A Estrada de Ferro Guararense.

Originalmente denominada Estrada de Ferro Guararense, este pequeno ramal ferroviário foi inaugurado em 23 de julho de 1896 circulando com três viagens diárias regulares entre a Intendência Municipal da Villa de Guarará e seu distrito Villa de Bicas.
Com sede na Villa de Guarará, esta ferrovia tinha como objetivo principal ligar o Distrito Sede à Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Leopoldina na Villa de Bicas.
Os trens da E. F. Guararense trafegavam sobre uma bitola de 0,60m e saíam da Praça do Divino Espírito Santo, no centro, percorrendo 4 km até a Villa de Bicas, onde estacionavam próximo à estação da Leopoldina, em frente a um bar, local onde hoje está situado a Prefeitura de Bicas.
O principal motivo da construção desta ferrovia era escoar a produção agrícola de Guarará, especialmente o café, principal iguaria produzida na cidade, como também em toda a Zona da Mata Mineira.

Infelizmente, logo no início de seu funcionamento, apresentaram-se falhas de ordem técnica na ferrovia tendo seu plano de construção e concretização notoriamente mal concebido, especialmente na aquisição dos equipamentos, como locomotiva extremamente pequena para tracionar com vagões de grande porte se comparados a ela, somado aos problemas orçamentários existentes antes mesmo de entrar em operação, levando a E. F. Guararense a operar por não mais que dez meses.




Acima, recorte do Jornal “O Guarará”, de 19 de julho de 1896 (Biblioteca Nacional).







A Ferrocarril Guararense.


Buscando não deixar se perder todo o investimento para a construção da ferrovia, em janeiro de 1899 começou a funcionar a Ferrocarril Guararense, utilizando a mesma malha ferroviária da antiga E. F. Guararense, agora com vagonetes adaptados para tração animal transportando passageiros e pequenas cargas. Este modelo de transporte funcionou até 1923, encerrando definitivamente o transporte sobre trilhos entre as localidades, tendo os trilhos retirados no ano seguinte e o antigo leito transformado em estrada de rodagem.




Modelo de Bonde de tração animal da Ferrocarril Guararense, que substituiu o trem da Estrada de Ferro Guararense.




 Acima e abaixo, páginas do Almanaque do Município de Guarará, de 1889, relatam os problemas enfrentados pela estrada de Ferro Guararense que acabaram levando à desativação da mesma.







 Projeto de Lei autorizando a venda da Estrada de Ferro Guararense.



 Villa de Bicas, Rua Coronel Souza – ano 1920, vendo-se os trilhos da antiga Estrada de Ferro Guararense, depois, Ferrocarril Guararense.



Bonde de tração animal da Ferrocarril Guararense em direção a Guarará, provavelmente no Bairro Areal.



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